Ao longo das últimas safras, favorecidos por períodos prolongados de clima seco, esses pequenos insetos no caso das tripes e aracnídeos, têm necessitado atenção redobrada do produtor. Apesar do tamanho reduzido, demonstram potencial de dano elevado, quando não manejados de forma adequada e principalmente, no momento correto.
A lagartas são insetos da ordem lepidóptera. Sua família com maior representatividade são as noctuidaes, com aproximadamente: 8.539 espécies identificadas. A maioria das espécies de lagartas tem em comum mariposas de todos os tamanhos (30 cm a 15 mm), que sobrevivem em uma grande diversidade de ambientes.
Entenda o que é o Imposto de Renda e como funciona a declaração do tributo para o produtor rural, além de pontos importantes relacionados ao tema.
Na safra 2020/21, segundo dados da Spark, a adoção de produtos biológicos aumentou em 32% em relação a safra anterior. No campo, a expectativa é de que os números continuem aumentando. O produtor de soja está se ambientando ao uso de biológicos, já que a prática é mais utilizada entre os hortifrutigranjeiros. No entanto, o uso de defensivos biológicos entre os sojicultores já é uma realidade e vem sendo adotada como uma alternativa eficiente para mitigar as perdas na cultura.
A complexidade do manejo de doenças na cultura da soja tem se elevado nos últimos anos, carecendo da avaliação de novas estratégias de manejo. Entre as principais alternativas, fala-se sobre o potencial de uso da “aplicação zero” de fungicidas em soja.
A tecnologia de aplicação é a integração de todos os conhecimentos técnicos disponíveis para proporcionar a correta colocação de um produto biologicamente ativo no alvo, com eficiência e segurança.
O aumento na área de cultivo de soja, a não adoção da rotação de culturas e o uso intensivo de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação tem favorecido a ocorrência de diferentes espécies de plantas daninhas, com dificuldades variáveis de controle.
O estabelecimento é a fase mais crítica da soja em ambientes de terras baixas. O período compreendido entre a semeadura e a emergência é onde se tem menor controle sobre o número de plantas que se estabelecerão, possibilidade de morte de plantas e o estande final.
O Rio Grande do Sul é considerado o maior produtor de arroz irrigado do Brasil, junto com Santa Catarina, são responsáveis por mais de 80% da produção nacional. Por ser o cereal mais consumido em todo o mundo, essa posição é de extrema importância para garantir a segurança alimentar. No entanto, a presença de plantas daninhas pode comprometer drasticamente a produtividade, levando até a inviabilidade econômica do negócio.
A colhedora de grãos convencional, funcionalmente pode ser dividida em cinco unidades principais: corte e alimentação, trilha, separação, limpeza, transporte e armazenamento dos grãos. Já, as colhedoras, ditas modernas, de fluxo de trilha axial, juntam a trilha e a separação em um mesmo processo, mantendo os demais.
As plantas daninhas são o fator biótico mais importante que afeta negativamente a produção agrícola, sendo responsáveis por perdas elevadas de produtividade e qualidade das culturas. Estima-se que uma planta de buva (Conyza sp.) por m2 pode causar perdas de 2 a 7 sacas de soja ha-1. Além da buva, temos um grande número de outras espécies daninhas, altamente competitivas, que evoluíram e adaptaram-se nos cultivos sob sistema de plantio direto.
A plantabilidade é derivada do termo inglês “plantability”, no qual diz respeito a deposição de sementes feita de maneira correta pela semeadora, com uma disposição longitudinal em que os espaçamentos entre sementes seja o mais homogêneo possível. Esse conceito citado anteriormente é usual, porém, a Plantabilidade 5.0, divulgada pelo Grupo de Plantio Direto (GPD) da Unesp de Botucatu-SP, preconiza um conceito mais amplo da plantabilidade com três fatores: uniformidade de deposição de sementes, na profundidade correta e com a população adequada.
A inoculação é a prática de adicionar um produto que contém determinado microrganismo biológico, refletindo em funções benéficas ao crescimento e desenvolvimento das plantas.
O período de semeadura da cultura da soja está se aproximando e para isso trouxemos algumas informações sobre o que é a dessecação pré-semeadura da soja, incluindo as melhores práticas utilizadas para o controle de plantas daninhas.
A NOAA, Agência Norte Americana de Meteorologia e Oceanografia indica que a chance de formação de um novo fenômeno La Niña é cada vez maior. Atualmente, há 80% de probabilidade de termos o resfriamento do oceano Pacífico entre o fim da primavera de 2021 e início do verão de 2022.
O cultivo do trigo é de extrema importância para a sustentabilidade de pequenas e médias propriedades da região Sul do Brasil. Dentre os fatores que podem atingir o ciclo da cultura do trigo e afetar sua produtividade e qualidade, a giberela encontra-se como uma das principais doenças fúngicas que atacam a cultura na região Sul do país, devido ao patógeno encontrar-se presente na área, bem como, a ocorrência de variações nas condições ambientais, principalmente de temperatura (15 a 25ºC), umidade relativa do ar (acima de 40%) e a frequência de chuvas, o que favorece o desenvolvimento da doença durante a safra de inverno.
Se o assunto é agilidade e economia, não podemos deixar de falar sobre Certificado Digital, uma ferramenta muito importante para o dia a dia do produtor rural.
Tempo sempre foi e sempre será nosso principal recurso. Na agricultura não é diferente. Tornar processos cada vez mais ágeis e práticos é uma atividade a ser pensada todos os dias. Aos parceiros 3tentos, oferecemos uma forma única, ágil e prática de comercialização de grãos: a venda online via aplicativo 3tentos.
A cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) vem ocasionando grandes prejuízos aos produtores de milho no Rio Grande do Sul, deixando de ser um problema somente de outras regiões.
A época de semear soja se aproxima, agricultores se preparam para o início da execução de uma série de práticas importantes que devem ser observadas para o sucesso das lavouras.
O laboratório de sementes é o centro de comprovação da qualidade. A semente representa um insumo indispensável no sistema produtivo e é protagonista das inovações de tecnologia. Com isso, a qualidade é a base para que se obtenham bons rendimentos, sejam por fatores físicos, fisiológicos ou sanitários.
O manejo inicial da cultura é essencial para altos rendimentos, deve ser pensado como um um sistema que engloba planejamento e ações bem definidas.
Hoje, sabe-se que um bom manejo integra vários aspectos, em especial a inclusão de biológicos, que além de eficiência, agregam em sustentabilidade e revitalização agrícola.
A utilização adequada de nutrientes garante um aumento de produtividade nas lavouras, pois qualquer redução na quantidade ou disponibilidade de macro e micronutrientes, impacta a produtividade das culturas.
Para buscarmos os melhores resultados de uma lavoura precisamos conhecer as etapas e processos envolvidos, quando não conseguimos o resultado esperado é necessário investigarmos as causas. Para isso, avaliamos possíveis variações climáticas, analisamos o posicionamento da cultivar, manejo de fertilizantes e/ou protetores de cultivos, assim como precisamos estar atentos a execução dos processos. Mas para evitarmos potenciais problemas no trigo, o que devemos fazer?
Após a queda no segundo trimestre de 2020, por força da Covid-19, os preços de commodities voltaram a se recuperar, atingindo valores expressivos nas bolsas mundiais. No cenário global da soja, por exemplo, o que se observa é uma produção inferior ao consumo.
La Niña acabou, mas atmosfera ainda não sentiu. Em maio, a Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) afirmou que o La Niña, fenômeno que trouxe muita seca ao centro e sul do Brasil em 2020, terminou. Estamos agora, sob neutralidade climática, sem o La Niña e também sem um fenômeno La Niña. A questão é que pelas previsões para o inverno, parece que a atmosfera brasileira ainda não sabe disso.
Chegamos na metade de 2021 e muita coisa aconteceu neste nosso mercado agro. Vamos fazer uma breve retrospectiva, olhando principalmente para o mercado de soja e milho?
Para obtermos uma boa produção de trigo, de maneira geral, é necessária uma adequada população de plantas, considerando a cultivar e condições ambientais, local, época de semeadura e nível de investimento em adubação, nutrição e manutenções fitossanitárias.
Fenômenos naturais e condições adversas são imprevisíveis. Por esse motivo, o seguro agrícola funciona como um dispositivo de segurança financeira para as propriedades rurais.
A nova safra da cultura do milho já começou, entre as principais tomadas de decisões estão a escolha dos híbridos, manejo de fertilidade, plantas daninhas e pragas. Outro aspecto decisivo para se colher bons resultados é a plantabilidade da lavoura, onde estão inseridos aspectos como velocidade e profundidade de semeadura, umidade do solo e escolha correta por discos e anéis para plantio.
O que você deve levar em consideração para tomar a decisão sobre o melhor momento do plantio
Todo início de safra de soja nos fazemos as seguintes perguntas: Quando o esporo vai chegar? Quando a doença vai começar?
Entenda como a 3Tentos está monitorando essa doença.
A ocorrência de sementes esverdeadas nesta safra acende o sinal de alerta para qualidade de sementes, devido a perda da qualidade fisiológica. Confira no texto porque isso ocorre e quais são os impactos.
Índices de vegetação permitem que você monitore remotamente lavouras em qualquer ponto do globo baseando-se em imagens de satélite.
Resistência da planta daninha a herbicidas na Campanha gaúcha foi identificada em 2018 e vem preocupando sojicultores
Para obter altos rendimentos nos cultivos agrícolas, inúmeras estratégias podem ser adotadas em diferentes momentos do ano. Quando falamos em correção e manutenção de solo, principalmente para cálcio, enxofre e boro, a entressafra é um dos períodos mais apropriados para adotar estratégias técnicas com impacto sistêmico.
A agricultura é considerada uma das principais atividades econômicas do Brasil e do mundo. Para que essa atividade se desenvolva com todo seu potencial, existe uma série de fatores que fazem a engrenagem rodar. Um deles é o crédito, em especial o crédito rural.
Uma nova safra de trigo está se aproximando e junto com ela surgem as dúvidas no campo de como manejar as plantas daninhas de maneira eficaz. E quando entramos nesse assunto a primeira invasora do trigo a ser lembrada sem dúvidas é o azevém. Mas por que o azevém ano após ano é motivo de preocupação entre os agricultores? Confira o nosso texto e fique por dentro do assunto.
Há 24 anos atuando no mercado agrícola, com o propósito de ser uma empresa de soluções e suporte no agronegócio, a 3Tentos Agroindustrial atua com 33 unidades distribuídas em 29 cidades gaúchas. Com cerca de 1000 colaboradores, a empresa trabalha através de uma parceria constante e sólida com o produtor rural, oferecendo soluções desde planejamento da safra até a comercialização dos grãos. O resultado deste esforço se transforma em reconhecimento e destaque para 3Tentos, que recentemente recebeu a premiação mais importante do Sul do País no segmento de exportação.
A 3Tentos está continuamente buscando trazer aos agricultores os conhecimentos gerados à campo. Compilando dados e aplicando métodos científicos para obter o melhor manejo possível, o setor de PDI da empresa está disponível para compartilhar com os clientes e ajudá-los em suas buscas por maiores produtividades e rentabilidades.
O período entre semeadura e emergência de plantas é de extrema importância em uma lavoura, e é quando a qualidade e procedência da semente é decisiva. Qualquer fator estressante pode acarretar na morte da semente e/ou plântula, reduzindo o estande e uniformidade. Vale então a pena decidir por uma semente que não passa por todas as análises de qualidade?
É comum priorizarmos a aplicação de fertilizantes concentrados como Nitrogênio, Fósforo e Potássio em nossas lavouras. Isso não está errado, mas não podemos esquecer o papel que o Enxofre tem para o bom desenvolvimento e sanidade das plantas. Existem oportunidades a serem exploradas com esse adubo, e seus benefícios podem ser encontrados no artigo a seguir!!
Os mercados estão nervosos ultimamente com os intensos embates entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos e Xi Jinping, presidente chinês. O dólar atingiu hoje, 26/08, R$ 4,15 sendo o maior valor no período de um ano. Mas o que realmente isso tem a ver com o agricultor?
Queimadas na Amazônia e mudanças de políticas ambientais reacenderam com força a discussão sobre quem realmente impacta de maneira negativa a natureza. Nesse contexto, achamos importante deixar claro UM dos vários motivos pelos quais o agricultor é responsável pela conservação do meio ambiente.
O período de plantio da soja está se aproximando no Rio Grande do Sul, e para isso trouxemos a avaliação das melhores e mais comuns práticas para o controle de plantas daninhas, que mal manejadas podem trazer prejuízos consideráveis para as lavouras.
Muitas vezes encaramos os insumos para a lavoura como custos, e pensando em diminuí-los acabamos não dando a devida importância para os fatores que determinam o potencial produtivo das nossas lavouras. Decidimos compartilhar algumas dicas de como manejar melhor a relação custo-benefício quando se pensa no investimento em sementes de alta qualidade.
Por muito tempo – diria eu que há uma boa década – vemos e ouvimos discussões incessantes sobre como o Agronegócio vai mudar por estarmos na “Era Digital”. Por diversas razões a implementação real das soluções propostas pode ser lenta e morosa. Cabe a nós enxergarmos os reais benefícios da digitalização e aplicarmos na prática estes recursos. Somente assim as melhorias serão traduzidas em produtividade e rentabilidade.
Em um mundo cada vez globalizado, em que as informações se propagam com uma velocidade cada vez maior, com a influência do digital, da massiva divulgação de conteúdos através das redes sociais, informar com qualidade e com a preocupação de agregar e gerar conhecimento, é fundamental. A 3Tentos, sempre preocupada em levar ao seu público conteúdos que possam acrescentar e oportunizar o crescimento e desenvolvimento do agronegócio, faz do Crop Show, um evento onde o conhecimento é o caminho para se chegar ao sucesso, levando sempre em consideração pilares importantes como: manejo, gestão e tecnologia, para que juntos, o produtor rural possa ter como consequência o crescimento da atividade agrícola de forma coerente, responsável e sustentável.
Com foco no conhecimento para produzir informações com qualidade, promovendo a troca de experiência e gerando conteúdos que possam somar sempre no negócio do produtor rural, a 3Tentos realizou de 19 a 21 de fevereiro, no Centro Tecnológico da empresa (Cetec), em Santa Bárbara do Sul, a quinta edição do CropShow. O evento é tradicional e acontece sempre antes da colheita da soja, além de ser comemorativo ao aniversário da empresa, que em 2019 comemora seus 24 anos.
O dia a dia do produtor atual está cada vez mais ligado à avaliação de novas tecnologias, sejam elas técnicas ou administrativas. Quanto mais ferramentas são apresentadas, mais difícil se torna a decisão de quais são aplicáveis à nossa realidade. Agora, quais delas são necessidades imediatas?
Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, a 3Tentos esteve no Vale do Silício em São Francisco - Califórnia, para conferir junto à Startse as maiores inovações para o Agro mundial em sua "Missão Agrotech". Durante uma semana de intenso aprendizado, conferimos diversas iniciativas e através desse artigo compartilhamos os pontos altos das nossas visitas.
A 3Tentos é uma empresa que atua no mercado agrícola há 24 anos. Com o propósito trazer soluções e suporte no agronegócio, conta hoje com 33 unidades distribuídas em 29 cidades gaúchas . A empresa produz sementes, recebe, comercializa e industrializa grãos, revende defensivos e fertilizantes, oferecendo assessoria técnica e comercial com profissionais qualificados. O resultado deste esforço se dá na comercialização de insumos e produtos agrícolas para diversas partes do Brasil e do mundo, fornecendo, numa parceria forte com o produtor rural, alimento e energia renovável. E neste ano de 2019, a empresa dá mais um grande passo, ampliando sua atuação na região noroeste do Rio Grande do Sul e fortalecendo a parceria com o produtor rural.
O biodiesel é um combustível derivado de óleos vegetais ou de gorduras animais.
Os óleos vegetais que são utilizados em sua produção podem ser abundantemente encontrados em nosso país, que tem extensões territoriais propícias para o plantio em larga escala de plantas como a soja, algodão, canola, dendê, entre outras.
As gorduras animais provêm de sebo bovino, óleos de peixe, óleo de mocotó, banha de porco, gordura de galinha e óleos residuais de frituras.
A maior parte da produção brasileira vem da soja, sendo apenas 20% da produção derivada de gorduras animais.
No Agritour, a 3Tentos oportuniza uma viagem aos EUA para participar de diversas atividades relacionadas ao agronegócio. Durante os dias em que os produtores participam do Agritour, conhecem de perto o desenvolvimento da atividade agrícola em solo americano, visitando universidades, centros de pesquisa, indústrias, lavouras, a famosa Bolsa de Chicago (CBOT). Essa é uma oportunidade onde os clientes podem absorver novos conhecimentos, vendo de perto os sistemas de produção americano, além de ser uma viagem cultural e de lazer.
Nos dias 5 e 6 de novembro, aconteceu em São Paulo, a Conferência Biodiesel BR 2018. Há 12 anos o evento mais importante do setor reune lideranças empresariais para debater e definir os próximos passos do Biodiesel no Brasil. Este ano, o tema da conferência foi "Construindo o caminho para o B15". O diretor administrativo/financeiro da 3Tentos, Luiz Osório Dumoncel, participou da conferência que reuniu mais de 250 participantes.
O aumento do percentual de biodiesel no óleo diesel vai impactar diretamente no consumo da soja pela indústria. A produção do combustível limpo e renovável, vai trazer impactos positivos para cadeia. O Brasil conta com uma inigualável possibilidade de matérias-primas para produção de energia renovável, que, com uma visão de longo prazo de investimentos para diversificação atrelada à preservação ambiental e redução de emissões de gases de efeito estufa, pode tornar a produção ainda mais sustentável. Além disso, o combustível renovável estimula a agricultura, gera emprego e renda no campo, além dediminui a importação de diesel.
A crescente produção de biodiesel no Brasil vem gerando um aumento da oferta de glicerina, co-produto deste processo. Esse acelerado aumento da oferta da glicerina, por sua vez, tem impactos econômicos expressivos em diversos setores, contribuindo cada vez mais para crescimento e fortalecimento da agricultura, principalmente, a familiar.
Estamos em meio ao desenvolvimento da safra de verão, mas o pensamento já vai um pouco mais além, principalmente falando em fertilizantes. O insumo que representa boa parte do custo da lavoura e muitas vezes é definido em um momento específico do ano requer muita análise para ser encaixado de forma rentável e sustentável no manejo do produtor. A reflexão já começou!
Distinta de indústrias, lojas ou de todos os outros negócios que conhecemos, a lavoura além de conviver com variações de custos de insumos, incertezas de mercado e câmbio, possui um agravante chamado CLIMA, que interfere do início ao final do ciclo da cultura. Falar sobre este assunto se torna pertinente em um momento onde todos estamos vendo o fator clima ser um grande influenciador para a próxima safra de soja.
Num cenário cada vez mais globalizado a palavra de ordem é planejar. No mercado de agroquímicos isso não é diferente, afinal, para ter sucesso é preciso um conjunto de fatores, e o planejamento faz a diferença na hora de colher os resultados.
As exportações de soja e farelo do Brasil tiveram um grande ano em 2018, ficando acima das expectativas da própria indústria brasileira da oleaginosa. Fatores como a demanda da China derivada da disputa comercial com os Estados Unidos, além da excelente da safra 2017/2018, contribuíram para tornar o ano que findou, num excelente ano para as exportações.
O bom resultado de uma safra envolve diversos fatores, além de precisar do tempo a seu favor, os produtores precisam adotara estratégias inteligentes e levar em consideração que é preciso racionalizar a tomada de decisão na lavoura.
Estamos no lugar certo, na hora certa e no negócio certo! A agricultura tende a ser um dos pontos focais para a tecnologia em um futuro próximo, e sendo assim estamos inseridos nessa eletrizante oportunidade de crescimento e desenvolvimento!
De cara nova, o Agritour 3Tentos percorreu a região produtora dos EUA, visitando estados do Sul e do Meio-Oeste americano. Lavouras de soja, milho, arroz, algodão e pecuária de corte foram tema na 11ª edição do Agritour que contou com 29 produtores gaúchos!
A 3Tentos participou na última sexta-feira, 31 de agosto, de um grande encontro promovido na Arena do Canal Rural, durante a Expointer 2018. O evento reuniu especialistas e agricultores para debater questões importantes do agronegócio.
O período de plantio da soja, principal cultura de verão, vai começar. O momento é do produtor definir as estratégias a serem adotadas neste importante e decisivo processo, colocando em foco alguns pontos importantes para saber aonde quer chegar e quais resultados deseja atingir na colheita. Afinal, com organização e planejamento é possível ter excelentes resultados, aumentando a produtividade, rentabilidade, e sem aumentar os custos.
O farelo produzido dos grãos de soja é o mais utilizado na nutrição animal. É rico nos teores de proteína bruta, e juntamente ao alto valor proteico, detém um balanço de aminoácidos excelente, sendo considerado como o mais adequado suplemento proteico vegetal disponível. O farelo de soja é um importante ingrediente na composição das rações para avicultura, suinocultura e bovinocultura de corte e leite.
A Agricultura está em constante evolução. As tecnologias cada vez mais presentes no campo, proporcionando que as informações cheguem cada vez mais rápido. Mas saber, ter a informação, não significa a garantia ao conhecimento. Por isso, a 3Tentos busca permanentemente o caminho do conhecimento com o intuito de levar aos seus clientes e parceiros, informações de qualidade e com qualidade.
Estar inserido nas ações e atividades das comunidades da sua região de atuação é uma das características da 3Tentos. Com este intuito, neste ano de 2018 a empresa assumiu o desafio de participar de uma das maiores feiras do estado, a Expoijuí. O evento que valoriza a diversa econômica e cultural, é uma oportunidade da empresa fortalecer os seus laços com a comunidade de Ijuí e região, além de mostrar a diversidade da agricultura através dos seus negócios e serviços.
O biodiesel é um combustível que se diferencia por duas características fundamentais, trata-se de uma substância desenvolvida a partir de vegetais, sendo renovável e menos poluente. Entre as fontes que podem ser utilizadas para a fabricação do biodiesel, está a soja, matéria prima utilizada pela 3Tentos para a fabricação do combustível renovável. Mas você sabe quanto soja é preciso para produzir o biodiesel, qual a sua influência na transformação de produtos derivados da soja? A industrialização da soja nos leva a um conhecimento riquíssimo de transformação de um produto que grande influência na cadeia do agronegócio.
A 3Tentos mais uma vez toma ações que aproximam sua atuação ao seus parceiros. Em uma interface totalmente moderna e funcional, podemos expor nossas soluções e gerar conteúdo inteligente pelo nosso novo website. Seja bem-vindo!
O Biodiesel corresponde atualmente à 10% de todo diesel consumido no Brasil. Você sabe qual o impacto disso no nosso dia-a-dia e no nosso mercado?